Os manípulos de volante são usados para tornar mais fácil conduzir uma viatura usando apenas uma mão. Sem nunca comprometer a segurança, fornecem uma boa aderência e um controlo muito preciso.
O uso mais comum de um manípulo de volante é em combinação com alguma solução de condução através do controlo de acelerador e travão usando os membros superiores.
Desse modo, ao utilizar manípulos de volante, garante a disponibilidade do outro membro superior para acionamento do acelerador e travão. Estes tipos de soluções também podem ser benéficos para pessoas com alguma mobilidade condicionada ou falta de força a nível dos membros superiores.
Assim como os pedais, os controlos manuais exigem uma atenção constante durante a condução.
Manípulos Redondos
Uma forma muito popular de um manípulo de volante é a esférica, apropriadamente chamada de tipo bola. Este manípulo redondo está disponível em duas dimensões, pequeno e grande. A pequena tem um diâmetro de 40 mm, aproximadamente do tamanho de uma bola de ping-pong e a versão maior tem um diâmetro de 50 mm. Disponíveis em várias cores para que possa escolher a que melhor combina com o interior do seu carro.
2 Pinos (Tetraplégicos) e 3 Pinos (Paraplégicos)
Também conhecido como agarra tetra, estas duas soluções permitem que o condutor segure o volante de forma segura e precisa.
Para além de permitir a movimentação do volante, permitem ainda que o condutor descanse a mão no volante. As agarras de 2 ou 3 pinos são excelentes soluções para pessoas com problemas de força a nível das mãos. As agarras são fáceis de ajustar para permitir que a mão caiba no seu interior.